Frio ou quente, em receitas ou como petiscos, os queijos são irresistíveis, além de muitos saudáveis. Mas, qual a diferença entre tantos tipos? Ou, qual utilizar em diferentes receitas? Com diversas particularidades, os queijos tem algo em comum: dão água na boca e enriquecem qualquer receita.
Confira alguns tipos e suas diferenças.
Queijo Mozzarella
Mais conhecido como Mussarela, é o preferido de todos! De origem italiana e muito utilizado na culinária, tem uma textura tenra e elástica quando fresco, mas depois de 11 dias de maturação adquire consistência e fica firme. Pode ser consumido frio, puro, em saladas, cozido e é insubstituível na composição de pizzas, além de agregar um valor maravilhoso a massas e recheios.
Queijo Provolone
Ideal para derreter na churrasqueira. Proveniente da Itália, mas muito encontrado nos mercados brasileiros. Tem um sabor levemente defumado e uma consistência mais firme.
Queijo Gorgonzola
Esse queijo tem um sabor intenso e picante. Produzido com leite de vaca, é ótimo para compor saladas de sabor suave, para equilibrá-las. Para quem prefere um sabor mais marcante, pode ser comido picado e puro.
Queijo Cottage
É um dos queijos mais consumidos nos Estados Unidos, que tomou conhecimento desse tipo de queijo através da cultura inglesa. Tem consistência granulada e textura heterogênea, granulosa e cremosa. É muito utilizado dietas, por possuir poucas calorias.
Queijo Mascarpone
É um tipo de queijo italiano com textura extremamente cremosa e um leve toque agridoce, o que o torna um excelente acompanhamento para doces, como, por exemplo, no recheio de torta de frutas vermelhas.
Queijo Ricota
De sabor suave, combina muito bem com sanduíches, quiches ou patês. O queijo tipo ricota é de origem italiana.
Queijo Parmesão
De origem italiana, com sabor picante e textura levemente cristalizada. Fica perfeito para acompanhar massas e para gratinar pratos.
Queijo Edam
O queijo de origem holandesa é produzido com leite pasteurizado de vaca, de massa semicozida e prensada. É ideal para o consumo puro, em tábuas de queijos. É possível saboreá-lo em muitas festas de queijos e vinhos, pois combina muito com uvas tipo Itália e vinho branco frutado.
Cheddar
Tem uma característica marcante: o tom alaranjado. É um tipo de queijo de origem inglesa, com textura pastosa e leve sabor ácido. No Brasil é muito utilizado fundido e transformado em fatias.
Brie
Queijo francês de massa macia e quebradiça. É maturado externamente pelo fungo Penicillium Candida, que confere cor esbranquiçada à casca.
Queijo Prato
Agora vamos falar de queijos com origem nacional, com o queijo prato, que vem lá do Sul de Minas. Este queijo de massa consistente e firme é muito utilizado em lanches porque derrete facilmente. Combina também com embutidos de carnes, quentes ou frios.
Queijo de Minas Frescal
Um dos queijos mais populares do Brasil, é originalmente feito através da coagulação do leite com ácido láctico ou fermento. Bastante úmido, de sabor suave e um pouco ácido.
Fonte: Cristal Alimentos